Faculdade EAD com bolsa de estudo

Fazer uma Faculdade EAD com bolsa de estudo é, muitas vezes, uma excelente oportunidade para as pessoas que desejam começar o ensino superior, mas não podem frequentar aulas presenciais em uma instituição e não têm condições de arcar com as mensalidades integrais.

A modalidade de ensino a distância têm sido procurada, cada vez mais, por brasileiros que querem cursar uma graduação. E são diversas as vantagens encontradas, desde ter a flexibilidade de encaixar os estudos na rotina, até a possibilidade de pagar menos durante o curso.

Apesar da categoria de Faculdade EAD com bolsa de estudo proporcionar a qualidade de ensino na mesma paridade que o ensino presencial, é preciso conhecer bem sobre a estrutura que cerca esse modelo e se preparar para conquistar o seu diploma vivendo o melhor que essa experiência pode propiciar.

grupo de estudantes no polo da faculdade EAD.
Faculdade a distância é mais uma modalidade para se graduar.

Para ajudá-lo nessa jornada, reunimos aqui neste artigo, informações sobre graduação a distância e as principais formas de pleitear um auxílio estudantil parcial ou integral para ingressar no caminho universitário. Confira!

Faculdade EAD com bolsa de estudo: benefícios

Conseguir conciliar trabalho, vida pessoal, outros afazeres e ainda passar horas entre se deslocar a uma instituição de ensino e assistir aulas presenciais é uma tarefa difícil de ser colocada em prática na vida das pessoas que têm muitas obrigações no dia a dia.

Ainda assim, se manter qualificado para o mercado de trabalho é algo necessário para disputar boa vagas. E é por isso, que a flexibilidade é um dos principais aspectos que leva uma pessoa a optar pelo ensino EAD. Mas, estudar a distância também conta com outros benefícios. Conheça abaixo:

  • Economia durante o curso: uma das vantagens é o custo. Além de ofertar preços menores nas mensalidades do que os cursos presenciais, o aluno não tem gastos como com xerox, transporte, alimentação e outras despesas comuns a quem precisa se deslocar para estudar.
  • Estudar em uma faculdade de outro lugar: com o ensino a distância, é possível se matricular em uma instituição que não esteja necessariamente na sua região. Dessa forma, se você mora em uma cidade pequena e que não possui tantas ofertas de graduações, pode fazer um curso EAD que tenha polo em uma cidade próxima, ou na capital do seu estado, por exemplo.
  • Bolsa de estudo: as faculdades EAD também ofertam bolsas de estudo, o que pode tornar ainda mais em conta para os estudantes. (Veja mais abaixo sobre como conseguir esse benefício).

O certificado de um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Mesmo que essa modalidade seja a ideal para muitos, quem deseja fazer uma universidade EAD ainda se ‘esbarra’ em alguns mitos e o de maior realce é quanto o seu reconhecimento. Por isso, é importante saber que o diploma EAD também é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o mesmo valor que os presenciais.

grupo de estudantes que fazem faculdade EAD.
Existem diversos programas que ofertam bolsas de estudo para Faculdade EAD.

O que são bolsas de estudo na faculdade?

Bolsas de estudo são benefícios estudantis ofertados por instituições públicas e privadas, com o objetivo de ajudar os brasileiros que querem cursar uma faculdade privada EAD ou presencial, mas não têm condições de pagar os valores das mensalidades em sua totalidade. Ao conseguir a assistência, os estudantes obtêm descontos que podem ser integrais ou parciais sobre o valor do curso.

Como conseguir vaga para graduação EAD com bolsa de estudo?

Quer começar uma faculdade a distância? Separamos alguns dos mais conhecidos programas e outras informações para você saber como conseguir bolsa de estudo para graduação.

Bolsa de estudo EAD do Prouni

Além de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos presenciais, o Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal também oferta bolsas de estudo na modalidade EAD. Para concorrer, no entanto, é preciso ter o perfil exigido pelo programa: ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter uma média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação.

A renda per capita familiar também conta, e não pode extrapolar três salários mínimos. É necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Pessoas com deficiência e professores que lecionam em escolas públicas também podem se inscrever para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

Bolsa de estudo EAD do Educa Mais Brasil

O Educa Mais é um programa de iniciativa privada que disponibiliza bolsas de estudo em diferentes categorias de ensino, entre elas graduação EAD. As bolsas podem chegar até 70% de desconto e para participar, basta acessar o site do programa, em qualquer época do ano, escolher a instituição e curso de interesse e realizar a inscrição gratuitamente.

Bolsa de estudo EAD do Quero Bolsa

Os descontos na plataforma Quero Bolsa podem chegar até 75%. As bolsas de estudo EAD estão reunidas no site, que também possibilita ao estudante comparar os preços das mensalidades e obter informações sobre os cursos e as instituições. As inscrições são gratuitas e on-line por meio do site do programa.

Bolsa de estudo EAD do Mais Bolsas

O Mais Bolsas é um mais um dos programas de iniciativa privada que possibilita um estudo com desconto nas mensalidades. As bolsas ofertadas chegam até 70% e as inscrições são realizadas por meio do site de forma gratuita.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *