Educa Mais Brasil Cursos Técnicos

O Educa Mais Brasil Cursos Técnicos é uma modalidade do programa de bolsas de estudo do Educa Mais voltada para a contemplação de cursos livres, sendo eles profissionalizantes, técnicos e tecnólogos, que fazem parte de uma modalidade de ensino diferenciada no Brasil.

A modalidade do Educa Mais Brasil Cursos técnicos é, portanto, uma vertente na oferta de descontos nas mensalidades em cursos de fácil aceitação no mercado de trabalho, com ampla capacitação profissional, além do benefício do menor tempo de duração dos estudos.

Nesse artigo você vai conhecer muito sobre cursos técnicos: o que são, as especialidades, a duração dos cursos, o Educa Mais Brasil Cursos Técnicos e outras informações importantes que irão ajudar na sua escolha.

Tenha uma boa leitura!

Grupo de estudantes sorridentes com roupa de formatura.
A formação no nível técnico é importante para alavancar a carreira profissional.

O que são cursos técnicos?

Uma formação intermediária entre o Ensino Médio e o Nível Superior, os cursos técnicos fazem parte de uma categoria especial do sistema de ensino no Brasil, uma modalidade distinta do Ensino Superior.

O objetivo do Educa Mais Brasil Cursos Técnicos é capacitar os estudantes para inserção mais rápida no mercado de trabalho. Além disso, os cursos técnicos possuem uma metodologia voltada para a prática, com pouco foco na teoria e baseado na preparação das atividades efetivas do cotidiano.

Outra diferença é o tempo de duração dos cursos, bem menor em relação aos cursos de nível superior.

No Brasil, os cursos técnicos têm a finalidade de formar profissionais sem a necessidade de ingressar em universidades e faculdades. Pode-se dizer que a principal diferença entre os cursos técnicos e o ensino superior é o foco na prática, enquanto que o ensino superior é fundamentado na teoria.

Educa Mais Brasil Cursos Técnicos: conheça as modalidades

De acordo com o catálogo de cursos técnicos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), essa categoria de cursos se baseia em treze eixos de tecnologia.

Confira na lista a seguir as modalidades classificadas pelo MEC:

  • Cursos voltados para ambiente e saúde
  • Processos industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Área Militar
  • Produção de alimentos
  • Produção Cultural
  • Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Educa Mais Brasil Cursos Técnicos: escolas parceiras

Uma instituição precisa ter reconhecimento do MEC para habilitar um curso técnico em sua unidade.

No Brasil existem muitas opções e algumas delas são gratuitas. No caso das instituições que cobram taxas, o aluno pode ser contemplado com uma bolsa de estudo por meio do Educa Mais Brasil Cursos Técnicos, através de uma das escolas conveniadas com o programa.

Tipos de cursos técnicos

Agora que você já sabe que pode ser contemplado com uma das bolsas do Educa Mais Brasil Cursos Técnicos, é importante conhecer os tipos de cursos disponíveis e se preparar melhor para a carreira profissional.

Conheça cada uma das classificações de cursos:

Curso técnico integrado: é um dos cursos mais disputados pelos estudantes da educação básica. Essa modalidade é integrada por permitir que o aluno faça o ensino médio no mesmo tempo em que se profissionaliza.

Nesse tipo de curso o jovem termina a educação básica com uma formação profissional.

Curso técnico com concomitância externa: nessa modalidade o estudante também está na Educação Básica, mais precisamente no Ensino Médio. Mas ele estuda em um turno e segue para outra instituição em turno oposto para as aulas relacionadas ao curso profissional.

Curso técnico subsequente: bastante conhecida, essa categoria é também chamada de curso profissionalizante. O curso subsequente é destinado aos jovens que já terminaram a formação no ensino médio. Ao concluir, o estudante é considerado um profissional técnico de nível médio.

Estudantes estudando dentro da biblioteca.
Os cursos técnicos são formações relacionadas ao ensino médio.

Cursos técnico e tecnólogo: entenda a diferença!

Apesar de possuir muitos adeptos. Muitas pessoas continuam confundindo a finalidade dos cursos técnicos e tecnólogos.

Como você já leu acima, os cursos técnicos equivalem a uma formação do nível médio, enquanto que o tecnólogo é uma modalidade de nível superior.

Mas, o que é exatamente um curso tecnólogo? Saiba mais!

Identificado como curso superior em tecnologia (CST), o tecnólogo é uma modalidade diferenciada de educação superior. Entre dois e três anos o profissional está apto para exercer a profissão.

Com fundamento na prática, o curso tecnólogo é uma ótima opção para quem não quer passar quatro anos ou mais na faculdade.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que sonham com uma entrada rápida no mercado de trabalho, acesse o site www.educamaisbrasil.com.br e veja uma das opções de bolsas disponíveis através do Educa Mais Brasil 2020.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *