Como conseguir bolsa de estudo para graduação?

Muitas pessoas que desejam ingressar na vida universitária querem saber como conseguir bolsa de estudo para graduação. Isso porque cursar uma faculdade tem se tornado, cada vez mais, a meta dos brasileiros.

No entanto, com as poucas e disputadas ofertas em instituições públicas, os estudantes recorrem às universidades privadas, mas se esbarram nas mensalidades, já que, nem sempre, as finanças permitem pagá-las em sua totalidade.

Ter um curso de nível superior no currículo aumentam as chances de conseguir melhores salários no mercado de trabalho, além de proporcionar a atuação em diversas profissões, que são possibilitadas apenas aqueles que possuem diploma na área.

estudantes com bolsa de estudo para graduação.
Descontos nas mensalidades podem ser integrais ou parciais.

Se identificou com as questões descritas acima e quer conhecer como conseguir bolsa de estudo para graduação? Então este artigo foi feito para você. Continue lendo e descubra quais formas estão disponíveis e qual se adéqua melhor ao seu perfil.

Como conseguir bolsa de estudo para graduação?

Existem várias maneiras de ir em busca de uma bolsa de estudo para faculdade, uma dica é ficar atento aos sites de bolsa de estudo de iniciativa pública ou privada que ofertam o benefício para saber quais são as exigências e prazos de inscrição. Algumas empresas também oferecem esse subsídio diretamente para os seus funcionários.

Há também instituições de ensino superior que concedem bolsas por meio de editais próprios para interessados em estudar em um de seus cursos, mas não pode pagar por ele. Os requisitos variam e podem incluir de desempenho no Vestibular/Enem, até condição socioeconômica do grupo familiar.

Para facilitar a sua procura sobre como conseguir bolsa de estudo para graduação, reunimos nesta página as principais vias para adentrar no mundo acadêmico privado de modo que caiba no orçamento.

Como conseguir bolsa de estudo para graduação em faculdade particular?

Como falamos anteriormente, você pode conseguir uma bolsa de estudo da própria faculdade. As mais predominantes são: indicando amigos; utilizando a nota do Enem e segunda graduação. Entenda como funciona.

  • Nota do Enem: muitas faculdades avaliam o desempenho dos seus candidatos no Enem, geralmente de edições até três anos passados ao atual, para dar bolsas parciais;
  • Indicação de amigos: no geral, essa é para quem já está matriculado na instituição. Ao indicar um amigo, ou conhecido, se o mesmo chegar a efetuar a matrícula, você ganha descontos nas mensalidades que podem ser até o final do curso ou relativo há um semestre.
  • Segunda graduação: são várias as universidades que ofertam descontos nas mensalidades para estudantes que já se formaram na instituição.

Bolsa de estudo para graduação de 100%

Bolsas de 100% também são ofertadas pelas faculdades, mas em pouca escala. No programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, as oportunidades são maiores, porém com mais critérios que incluem renda familiar e ter estudado o ensino médio em escola da rede pública.

Sites de iniciativas privadas e públicas também oferecem o benefício.

Como conseguir uma bolsa mérito?

As bolsas por mérito acadêmico são voltadas para os estudantes já matriculados e que possuem um alto desempenho estudantil. Se você tem excelentes notas e não está conseguindo pagar as mensalidades do curso, entre em contato com a secretaria acadêmica da instituição para saber se existe essa opção.

Como conseguir uma bolsa de iniciação científica?

Aqueles que ingressam em uma graduação e almejam trilhar os seus passos na vida acadêmica, podem pleitear uma bolsa de iniciação científica. É possível que a própria instituição forneça a bolsa, mas há outros caminhos para conquistá-la como submeter o projeto à avaliação de programas como os do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Universidade de São Paulo (USP) e outras Fundações.

Bolsa para graduação de empresa

A fim de incentivar os seus funcionários a crescerem profissionalmente, algumas empresas costumam pagar metade ou mais do que a metade do valor das mensalidades de um curso de graduação ou pós-graduação dos seus colaboradores. Certamente esse benefício é avisado pelo setor de RH.

Bolsa de estudo para graduação pelo Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada que destina bolsas de estudo para graduação e pós-graduação com descontos de até 70% em faculdades nas modalidades presencial e a distância (EAD). Para realizar a inscrição basta acessar o site do Educa Mais em qualquer época do ano, filtrar o curso ou instituição e cidade/estado, fazer o cadastro gratuitamente e aguardar a liberação do benefício.

Bolsa de estudo para graduação pelo Quero Bolsa

O Quero Bolsa também concede descontos nas mensalidades de até 75% na graduação e pós-graduação até o final do curso. Para se candidatar acesse a plataforma, preencha os campos que são pedidos e especifique até qual faixa de preço você pode pagar; faça o cadastro de forma gratuita para ter acesso ao ‘cupom de desconto’ e aplicá-lo no curso de escolha.

Bolsa de estudo para graduação pelo Mais Bolsas

Com o Mais Bolsas as bolsas de estudo são de até 70% para diversas modalidades de ensino, incluindo graduação e pós-graduação. O cadastro deve ser feito diretamente no site do programa.

Bolsa de estudo para graduação pelo site Neora

O site Neora disponibiliza até 84% de desconto para graduação e pós-graduação. Para ter acesso ao ‘Cupom Neora’, que possui taxa única e é aplicado como desconto nas mensalidades das instituições parceiras, basta acessar o site e fazer a inscrição.

Bolsa de estudo para graduação pela Catho Educação

A mesma empresa do site de classificados de empregos Catho, também atua com a oferta de bolsas de estudo por meio da Catho Educação. As bolsas são de até 81% para graduação e pós-graduação. No site do programa tem todo o passo a passo de como realizar a inscrição para conseguir o seu ‘vale bolsa de estudo’.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *