Como conseguir bolsa de estudo?

Saber como conseguir bolsa de estudo é um passo fundamental para os pais que desejam colocar os filhos em uma escola de qualidade; aqueles que querem trilhar o caminho universitário e até mesmo quem busca aprender um novo idioma, por exemplo.

Fazer uso do benefício é uma das principais formas de economizar no pagamento das mensalidades da escola ou curso, fazendo com que muitas pessoas fiquem mais próximas de ter acesso a uma educação qualificada e estudar na instituição que sempre sonhou.

Mas, como conseguir bolsa de estudo? Existem algumas formas de pleitear o auxílio estudantil. Uma delas é a chamada “bolsa mérito”, concedida aos estudantes já matriculados ou não em uma instituição de ensino e que possuem bom desempenho acadêmico ao longo da sua formação.

estudantes se formando com bolsa de estudo.
Existem diversos tipos de bolsas de estudo.

No entanto, nem todos os estabelecimentos estudantis oferecem este tipo de ‘vantagem’ aos estudantes e, ainda assim, a iniciativa geralmente não contempla um grande número de pessoas. Se você já entrou em contato com a escola do seu filho ou faculdade e eles não atuam com essa categoria de subsídio, saiba que, além dessa, existem outras formas de conseguir uma bolsa de estudo. Continue lendo e descubra.

Afinal, o que é uma bolsa de estudo?

Uma bolsa de estudo é um auxílio concedido às pessoas que não possuem condições de arcar com o valor integral das mensalidades de uma instituição de ensino particular. Contar com essa assistência não indica, necessariamente, que o beneficiado ficará livre das mensalidades em sua totalidade.

Boa parte das bolsas cobre metade ou um pouco mais que a metade do valor cheio do curso. Porém, existem também as integrais. Isso depende do tipo de programa ou instituição e, conseguir o benefício está atrelado a critérios desde avaliação de histórico escolar, desempenho no Vestibular ou Enem até análise de renda familiar.

Por isso, é importante conhecer bem sobre as regras para obter o auxílio e saber qual é o ideal para o seu perfil. Confira abaixo os principais tipos e como conseguir bolsa de estudo para diferentes modalidades de ensino.

Como conseguir bolsa de estudo: tipos de bolsa

Bolsas de escolas e faculdades

Diversas escolas e faculdades possuem o seu próprio sistema de bolsas de estudo, que podem ser uma Bolsa por Mérito Acadêmico ou não. Algumas disponibilizam para funcionários da instituição e seus familiares ou para alunos de baixa renda. Você pode consultar no site se a escola ou faculdade de seu interesse dispõe desse tipo de benefício.

Bolsas de Empresas

Algumas empresas ajudam financeiramente os seus funcionários que desejam cursar uma graduação ou se qualificar com uma especialização ou MBA. Diferente do que muitos imaginam esse incentivo não é fornecido apenas por empresas da área educacional.

Corporações de diversos segmentos traz essa chance para que os seus colaboradores possam se capacitar. Nesse caso, é preciso entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa para saber se eles viabilizam essa possibilidade, que pode inclusive trazer maior retorno financeiro e tornar uma promoção mais próxima.

Como conseguir bolsa do Educa Mais Brasil

Um dos mais conhecidos programas de iniciativa privada que oferta bolsas de estudo é o Educa Mais. A empresa atua com nove categorias de ensino há mais de 15 anos em todo o País e os descontos podem chegar até 70%.

Qualquer pessoa que não tenha condições de pagar as mensalidades integrais de uma Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Curso Técnico, Idioma, Preparatório para Concursos, Curso Profissionalizante, EJA – Educação para Jovens e Adultos ou Pré-Vestibular/Enem pode fazer a inscrição no Educa Mais Brasil.

Bolsa do Prouni

O Prouni é um programa do governo federal, e além de bolsas de 50% também contempla estudantes de baixa renda com bolsa de estudo integral. Os critérios para participar do processo seletivo são: ter estudando o ensino médio em escola pública; renda per capita mensal familiar máxima de três salários mínimos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota do Enem precisa ser um mínimo de 450 pontos na soma das provas objetivas e maior que zero na redação da avaliação. Professores da rede pública e pessoas com deficiência também podem se inscrever para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

Bolsa do Quero Bolsa

Essa é uma plataforma que trabalha comparando instituições de ensino e também oferta bolsas de estudo para Graduação, Pós-Graduação e Idiomas. No Quero Bolsa os descontos podem chegar até 75% nas mensalidades. A inscrição é feita on-line por meio do site do programa.

Bolsa Educafro

As bolsas do Educafro são de até 100% até o final do curso e são destinadas a população negra e de baixa renda que estudaram em escolas da rede pública. A Organização não Governamental (ONG) concede bolsas para Graduação e Pós-Graduação em parceria com instituições nacionais e internacionais de ensino.

As bolsas de estudo são ofertadas por iniciativas públicas e privadas.

Bolsa Neora

Os cupons de descontos de até 80% do site Neora são aplicados como bolsas de estudo nas mensalidades. As modalidades contempladas são Graduação, Pós-Graduação, Cursos Técnicos, Cursos Livres e Idiomas. A inscrição deve ser feita no site.

Bolsa Catho Educação

Outro dos sites de bolsa de estudo é a Catho Educação. Do mesmo grupo do classificado de empregos Catho, as bolsas de estudo podem chegar a 81%. A inscrição deve ser realizada diretamente no site e para utilizar o benefício é preciso seguir as orientações que são enviadas ao e-mail dos candidatos.

Dicas de como conseguir bolsa de estudo

Depois de conferir as principais formas de ter acesso a uma bolsa de estudo, separamos algumas dicas para fazer uso da melhor forma possível do seu passaporte para uma educação de qualidade.

  • Saiba se você faz parte do perfil do programa/instituição/empresa que está ofertando a bolsa;
  • Leia atentamente o contrato antes de efetuar a inscrição;
  • Compare com outros programas;
  • Fique atento ao prazo de inscrição.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *